Circuito Motor Com Almofadas e Travesseiros
Toda a criança adora desafios, isso é fato!
Se você deseja sair do “feijão com arroz” nas suas aulas, é interessante propor para sua turma alguns desafios e brincadeiras durante o mês.
E quando o assunto é misturar desafio com brincadeira, nada melhor do que montar um bom CIRCUITO MOTOR, para a criançada desenvolver a motricidade ampla, lateralidade, noção espacial, e muitas outras habilidades que essa atividade estimula.
Entretanto, como realizar esse tipo de desafio com o berçário?
Como você já deve saber, a minha meta é te ajudar com atividades que eu já testei com as crianças e deu certo!
Bora aprender a montar um circuito motor para o berçário?
Então vem comigo, que eu vou te ensinar!
Materiais necessários:
- Travesseiros;
- Almofadas;
- Colchonetes ou tatame.
Modo de preparo:
Em cima do tatame ou colchonetes, monte uma espécie de caminho utilizando os travesseiros e almofadas como obstáculos.
No fim do caminho coloque algum objeto diferente, afim de despertar a atenção dos bebês, motivando-os a ultrapassarem os obstáculos. Um escorregador de plástico desempenha bem esse papel. Além disso, você pode auxiliar o bebê a escorregar no final do circuito. Sempre devagar e com delicadeza!
A intenção é que os bebês testem seus limites e possibilidades corporais, desenvolvendo assim a motricidade ampla e equilíbrio, além de fortalecer a musculatura (auxiliando no processo do engatinhar).
O mais bacana desse circuito é que todos os bebês podem participar. Aqueles que ainda não engatinham, a professora deve auxiliar na locomoção.
Gostou?
Faz com a tua turminha e me conta como foi!
Sugestão de Plano de aula
Tema: Desafio Motor com almofadas e travesseiros
Campos de experiência:
- Corpo, gestos e movimentos;
- O eu, o outro e o nós;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e Códigos da Base:
- (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
- (EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
- (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Desenvolvimento:
Montar um desafio motor, utilizando os travesseiros e almofadas como obstáculos. No fim do percurso, colocar um escorregador baby (de plásico, tamanho baixo).
Mostrar para a turma o percurso e motivá-los a explorarem o espaço, ultrapassando os obstáculos, auxiliando-os quando necessário.
Aqueles que ainda não engatinham, segurar de bruços, e passar o bebê vagarosamente pelo percurso permitindo que toquem nos travesseiros e almofadas.
No fim do percurso auxiliar os bebês a subirem no escorrega e segurá-los para que escorreguem devagar.
Após passarem pelo escorregador, sentá-los em uma rodinha, para um momento de descanso, conversar sobre a atividade, oferecer água e cantar musiquinhas calmas.
Planos de Aula
BERÇÁRIO
Conheça o material mais querido entre os professores dos bebês!
Planos de aula completos, de acordo com a BNCC, com campos de experiências, códigos e objetivos da Base, recursos/materiais necessários, desenvolvimento detalhado e material de apoio!