Planejar atividades pedagógicas para Berçário pode ser um desafio para muitas professoras que trabalham nesta turma.
Pois nem sempre dispomos de criatividade para elaborar boas propostas.
Pensando nisto, listei abaixo atividades pedagógicas para berçário, que podem ser desenvolvidas no berçário I e II.
1 – Atividades pedagógicas para berçário: Pintura

A atividade pedagógica Pintura no Saquinho, é uma técnica que pode ser trabalhada em todas as turmas da Ed. Infantil, especialmente no berçário, pois além de desenvolver a motricidade ampla (quando posicionamos o bebê sentado ou de bruços para realização da atividade), também estimulamos a coordenação motora fina, pois a criança irá manusear o recurso. Além disso esta atividade também desenvolve:
- Percepção tátil – ao experimentar as texturas das tintas dentro do saquinho;
- Percepção visual – ao observar as diferentes cores.
- Percepção de causa e efeito – ao misturar as cores, bem como, tingir o papel criando cores novas.
- Criatividade – criando marcas e desenhos.
Para realizar esta atividade basta:
- Saquinhos transparentes (de mercado ou zip lock);
- Tinta guache;
- Folhas sulfite;
- Fita adesiva (para fixar o recurso no chão).
Desenvolvimento da atividade:
Primeiramente, preparar o material para pintura, armazenando uma folha sulfite branca dentro dos saquinhos e pingar um pouco de tinta guache (duas cores). Fechar bem os sacos e fixar no chão com fita adesiva.
No momento da proposta, chamar as crianças e utilizar um saquinho para demonstração da atividade.
Incentivar os bebês a explorarem o recurso de pintura livremente, enfatizando a mistura das cores e a nova cor que surgiu a partir dessa combinação (lembrando de posicionar as crianças confortavelmente sentados ou de bruços).
Em seguida, estimular os bebês a desenharem no saquinho, utilizando os dedos, destacando os traços e marcas que forem surgindo.
Campos de Experiências:
- Traços, sons, cores e formas.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
- (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com mundo físico.
- (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
2 – Atividades pedagógicas para berçário: Desafio Motor (com almofadas e travesseiros)

Outra super atividade pedagógica para berçário é o Desafio Psicomotor, pois através desta proposta os bebês desenvolvem habilidades importantíssimas como: motricidade ampla, lateralidade, noção espacial e autonomia.
Para realizar esta atividade basta:
- Almofadas e/ou travesseiros;
- Tatame ou tapete.
Desenvolvimento da atividade:
Em primeiro lugar, montar um desafio motor, utilizando travesseiros e almofadas como obstáculos.
Mostrar para a turma o percurso e motivá-los a explorarem o espaço, ultrapassando os obstáculos.
Propor aos bebês que passem pelo percurso de diversos modos, testando seus limites: andando, rastejando, engatinhando, sobre quatro apoios (utilizando a palma das mãos e sola dos pés), etc. Possibilitando assim a aprendizagem por meio da imitação, valorizando ações individuais dos bebês, bem como descobrindo novos movimentos corporais.
Simultaneamente, posicionar os bebês menores de bruços sobre os travesseiros, estimulando a movimentação corporal, trabalhando a coordenação motora grossa, assim como desenvolvendo os movimentos de engatinhar e/ou rastejar.
Por fim, organizar a turma, promovendo um momento de descanso e volta a calma, ao som de música clássica.
Campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
- Corpo, gestos e movimentos.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
- (EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
- (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
3 – Atividades pedagógicas para berçário: Literatura (Hora do Conto)
Dentre as melhores atividades pedagógicas para berçário, uma das propostas mais interessantes é a contação de histórias, ou seja, a hora do conto!
É através da literatura que estimulamos:
- Vocabulário;
- Atenção
- Imaginação;
- Percepção visual;
- Comunicação;
- Percepção auditiva.
Hoje, a minha dica é a história A Nuvem Que Gargalhava Colorido (Prof. Dani Jovedi).
E como estamos listando algumas atividades pedagógicas para berçário, vou deixar também uma dica de proposta para realizar após a leitura, a atividade: Varalzinho das Cores.
Para realizar esta atividade basta:
- Livro ou PDF da história A Nuvem que Gargalhava Colorido;
- Saquinhos transparentes;
- Água;
- Corante alimentício/tinta guache/anilina.
- Barbante;
- Fita adesiva.
Desenvolvimento da Atividade:
Primeiramente, confeccionar o recurso que será explorado após a contação da história. Dentro de saquinhos transparentes, adicionar água e algumas gotas de corante (alimentício, anilina ou tinta tempera). Uma cor para cada saquinho.
Amarrar o saquinho com um nó para que a água não vaze para fora. Na área externa ou dentro da sala de aula, estender um barbante na altura das crianças e pendurar ou fixar com fita adesiva os saquinhos com água colorida no barbante, formando o varalzinho das cores.
Na aula, contar a história: A nuvem que gargalhava colorido.
Em seguida, conversar com as crianças a respeito das cores citadas na história.
Para potencializar a proposta, dirigir a turma até o local da atividade e apresentar o varalzinho das cores.
Mostrar cada cor para as crianças, enfatizando o nome de todas as cores.
Incentivá-los a explorarem o varal, apertarem os saquinhos, observarem as cores e as diferentes tonalidades entre elas, desenvolvendo a percepção tátil e visual através do recurso.
Questionar as crianças onde está a cor azul? Onde está a cor vermelha? E assim por diante, para que os bebês reconheçam as cores expostas no recurso.
Campos de Experiências:
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
- (EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
- (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
- (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
4 – Atividades pedagógicas para berçário: Música

Por fim, mas não menos importante, trago uma atividade de musicalização.
Quando trabalhamos com Educação Infantil, um dos conteúdos mais frequentes é a música: cantamos música na chamadinha, rodinha, antes das refeições, etc…
A música faz parte da nossa rotina diária com as crianças. Contudo, as vezes esquecemos de incluir em nossos planos de aula.
Por isso, quero compartilhar com você uma atividade musical muito interessante, principalmente para o berçário I, mas que pode e deve ser desenvolvida também com o berçário II: Atividade minhas Mãozinhas.

Para realizar esta atividade basta:
- Música “Mostro uma Mãozinha” (clique aqui para acessar);
- Painel Sensorial (eva, texturas, cola quente, tesoura, suporte para colar as mãozinhas com texturas: papelão, cartolina, papel pardo, etc…)
Desenvolvimento da Atividade:
Primeiramente, confeccionar o recurso Painel Sensorial, que será utilizado logo após o momento da música.
Desenhar o contorno de várias mãos no eva e recortar as mãos desenhadas.
Em seguida, colar com cola quente ou de silicone, texturas diferentes nas mãos: macarrão parafuso, lixa, tecido, algodão, lã de aço (bombril), lã, plástico bolha, papelão, etc…
Colar as mãos sensoriais em um suporte (cartolina/papel cartaz/papelão).
Organizar a turma confortavelmente em roda e iniciar a proposta ao som da música “Mostro uma mãozinha”,
fazendo os movimentos citados na canção (mostrar a mão, balançar, fechar, abrir e guardar).
Motivar os bebês a movimentarem as mãozinhas de acordo com a música, imitando os gestos realizados pela professora.
Após, disponibilizar o recurso para as crianças (fixando o painel na parede ou chão).
Incentivar a turma a explorar o painel sensorial, manuseando os materiais, percebendo por meio do tato diferentes sensações, bem como desenvolvendo a percepção tátil, através da diversidade de texturas ofertadas no recurso.
Campos de Experiências:
- O eu, o outro e o nós;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e Objetivos da BNCC:
- (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
- (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- (EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
- (EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
- (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
Quer ter acesso a mais de 300 planos de aula prontos com atividades exclusivas para berçário I e II?
Então baixe agora o material completo de berçário e tenha o seu planejamento pronto para o ano todo!

Adorei o conteúdo
Fico muito feliz prof. Elaborei com todo o meu carinho!
Amei as atividades pois tenho muita dificuldade em trabalhar na creche
Já deu tudo certo profe!! Segue as dicas que os bebês irão amar!!!
Adorei as atividades realizadas, irei fazer com minha turma.
Show profe!!! Depois me conta como foi!
Amei
Fico super feliz profe!!
AMEI DEMAIS !
Oba!!
Gostei muito dessas atividades! Gostaria de receber planos de aula para o Berçário
Preciso desse material também só em olhar já gastei