Algumas professoras tem encontrado bastante dificuldade na hora de elaborar atividades para berçário, principalmente quando precisam ser de acordo com a BNCC.
Por isso separei algumas ideias para você realizar com a sua turma e se inspirar!
Atividades para berçário de acordo com a BNCC: Pintura gigante com plástico bolha
Proporcionar atividades artísticas com tintas, tende a ser um desafio quando se trabalha com berçário, pois além da sujeira, precisamos produzir tintas naturais e comestíveis, como prevenção caso haja ingestão.
Para te ajudar nesta questão, eu montei uma atividade INCRÍVEL, para trabalharmos artes com tinta guache, sem perigo para a saúde dos bebês e sem nada de sujeira!
Se liga no planejamento abaixo:
Tema: Pintura Gigante no Plástico Bolha
Campos de experiência:
- Traços, sons, cores e formas;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
- O eu, o outro e o nós.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
- (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
- (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
- (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Materiais Necessários:
- Suporte (papel cartaz, kraft ou papelão);
- Tinta guache;
- Plástico bolha;
- Fita adesiva.
Desenvolvimento:
Pingar tinta guache em vários lugares do suporte a ser explorado e cobrir tudo com plástico bolha.
Passar fita adesiva em todas as sobras laterais do plástico, fixando-o bem ao suporte.
A ideia é que a turma não entre em contato direto com a tinta, somente com o plástico bolha.
No momento da atividade, organizar a turma ao redor ou em cima do recurso, motivando-os a utilizarem os dedos e mãos para pintar.
Em seguida, estimular o grupo a explorarem movimentos corporais para marcar o suporte (engatinhando, rastejando, rolando, caminhando, etc…), observando as marcas deixadas, bem como, experimentando as texturas das tintas e do plástico bolha.
Colocar os bebês menores, que ainda não sentam sem apoio, de bruços sobre o recurso, para que descubram novos movimentos corporais e potencializem os já adquiridos (esfinge, pivoteio, rolar, engatinhar, etc…), observem as cores, toquem nas bolhas do plástico e nas tintas ofertadas, sentindo diferentes sensações.
Atividades para berçário de acordo com a BNCC: Território das Possibilidades
O território das possibilidades é sem dúvida, uma das propostas mais importantes que devemos realizar, tanto no berçário, como em qualquer outra turma da ed.infantil.
Essa atividade consiste em montar um espaço com diversos materiais (estruturados ou não) para que a criança possa explorar livremente, desenvolvendo múltiplas habilidades, a partir da vivência, como: transferir, empilhar, mover, remover, encher, esvaziar, encaixar, etc… Além disso, estimula a criatividade, imaginação e motricidade (ampla e fina).
Bora para o planejamento?
Tema: Território das Possibilidades
Campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e objetivos da Base:
- (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
- (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
- (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
- (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
Materiais necessários:
- Caixas;
- Bolinhas coloridas;
- Conchas de sopa e colheres;
- Rolinhos de papelão;
- Argolas;
- Tecidos;
- Latas;
- Garrafas pet, etc….
Desenvolvimento:
Montar um ambiente com os materiais diversificados.
Acomodar os bebês no espaço, motivando-os a manusearem os materiais, percebendo suas propriedades (cor, temperatura, textura, sons, tamanho) e experimentando diferentes formas de deslocamento no espaço (engatinhar, rolar , rastejar, caminhar).
Incentiva-los a descobrirem possibilidades de brincar e manusear os materiais e objetos: transferir, empilhar, encaixar, encher, esvaziar, etc… fazendo múltiplas descobertas a partir das experiências vivenciadas no território.
Atividades para berçário de acordo com a BNCC: Gruda bolinhas
A proposta do gruda bolinhas estimula o desenvolvimento das habilidades manuais, sobretudo o movimento de preensão palmar.
Esta atividade também é muito importante e deve ser realizada com frequência no berçário.
Abaixo o planejamento:
Tema: Gruda Bolinhas
Campos de Experiência:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e objetivos da Base:
- (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
- (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
Materiais necessários:
- Bambolê;
- Fita adesiva grossa transparente;
- Bolinhas coloridas de plástico.
Desenvolvimento:
Envolver o bambolê com fita adesiva e grudar as bolinhas na fita.
Reunir o grupo ao redor do recurso, motivando as crianças a puxarem as bolinhas e após grudarem novamente ao bambolê, desenvolvendo o movimento de preensão palmar, bem como, estimulando a percepção de causa e efeito.
Obrigado por compartilhar propostas maravilhosas.
Amei ❤️
Amei
Perfeito
Material de excelência.🩷