Atividade de socialização e interação na educação infantil

Olá! Profe Gabi aqui!

Hoje vim trazer uma super atividade de socialização e interação na educação infantil.

A proposta conta com um recurso pedagógico incrível e planejamento especial para trabalhar a socialização com as crianças.

Assista ao vídeo abaixo:

Sugestão de planejamento

atividade de socialização e interação na educação infantil

Tema: Interação e socialização na ed. infantil

Campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Códigos e objetivos da Base:

  • (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
  • (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
  • (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
  • (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
  • (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
  • (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Recursos necessários:

  • História O pequeno livro da amizade (Christine Coirault);
  • Música cantada O meu amigo vou respeitar (Eliton Rufino);
  • Dado da afetividade (quadrados de papelão, cola quente, eva, gravuras).

Desenvolvimento:

Previamente, confeccionar o dado da afetividade: formar um cubo colando quadrados de papelão com cola quente. Após, encapar o dado com eva na cor desejada e finalizar colando imagens de ações afetivas (beijo, aperto de mão, abraço, etc…) em cada extremidade do dado.

Iniciar a proposta com a história O pequeno livro da amizade (pdf aqui), seguido de roda de conversa sobre a história levantando questões de reflexão, promovendo valores como amizade, respeito, etc…

Solicitar aos alunos que fiquem em pé na roda e potencializar a proposta, apresentando ao grupo a música “O meu amigo eu vou respeitar” do Eliton Rufino (Conheça a canção aqui), motivando-os a reproduzirem os gestos citados na canção com os coleguinhas.

Ainda na roda, mostrar o dado da afetividade, explicando para o grupo como o jogo funciona: cada aluno jogará o dado uma vez e todos terão que reproduzir a ação indicada no recurso com os coleguinhas ao lado.

Concluir a proposta com conversa, relembrando como devemos tratar os coleguinhas, questionando o grupo: pode bater no colega? (Não). Pode empurrar? (não). Pode abraçar? (sim). Pode morder? (não). Como devemos tratar nossos amigos? (com carinho, respeito, etc…).

Essa foi a proposta de hoje, espero que tenha gostado!

Clique aqui e conheça meu material completo de maternal I e II (turmas de 2 a 4 anos).

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

× Oie, precisa de ajuda?