Quando trabalhamos com Educação Infantil, um dos conteúdos mais frequentes é a música: cantamos música na chamadinha, rodinha, antes das refeições, etc…
A música faz parte da nossa rotina diária com as crianças. Contudo, as vezes esquecemos de incluir em nossos planos de aula.
Por isso, quero compartilhar com você uma atividade musical muito interessante, principalmente para o berçário I, mas que pode e deve ser desenvolvida também com o berçário II: Atividade minhas Mãozinhas.
Para realizar esta atividade basta:
- Música “Mostro uma Mãozinha” (clique aqui para acessar);
- Painel Sensorial (eva, texturas, cola quente, tesoura, suporte para colar as mãozinhas com texturas: papelão, cartolina, papel pardo, etc…)
Desenvolvimento da Atividade:
Primeiramente, confeccionar o recurso Painel Sensorial, que será utilizado logo após o momento da música.
Desenhar o contorno de várias mãos no eva e recortar as mãos desenhadas.
Em seguida, colar com cola quente ou de silicone, texturas diferentes nas mãos: macarrão parafuso, lixa, tecido, algodão, lã de aço (bombril), lã, plástico bolha, papelão, etc…
Colar as mãos sensoriais em um suporte (cartolina/papel cartaz/papelão).
Organizar a turma confortavelmente em roda e iniciar a proposta ao som da música “Mostro uma mãozinha”,
fazendo os movimentos citados na canção (mostrar a mão, balançar, fechar, abrir e guardar).
Motivar os bebês a movimentarem as mãozinhas de acordo com a música, imitando os gestos realizados pela professora.
Após, disponibilizar o recurso para as crianças (fixando o painel na parede ou chão).
Incentivar a turma a explorar o painel sensorial, manuseando os materiais, percebendo por meio do tato diferentes sensações, bem como desenvolvendo a percepção tátil, através da diversidade de texturas ofertadas no recurso.
Campos de Experiências:
- O eu, o outro e o nós;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e Objetivos da BNCC:
- (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
- (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
- (EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
- (EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
- (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
- (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
Quer ter acesso a mais de 300 planos de aula prontos com atividades exclusivas para berçário I e II?
Então baixe agora o material completo de berçário e tenha o seu planejamento pronto para o ano todo!
Atividade maravilhosa .Adorei vou fazer com minha turminha.
Adorei as atividades