Texturas no Berçário: Utilizando tampas de toalhas umedecidas
Essa atividade é uma das que eu mais amo trabalhar com os bebês.
Tenho certeza que você também vai gostar!
Nessa faixa etária, é essencial manipularem objetos diferentes, experimentar texturas e descobrirem novas sensações.
É exatamente isso que essa atividade proporciona, por isso a importância de realizá-la com os seus pequenos.
Através dela, o bebê desenvolve a coordenação motora fina (abrindo e fechando as tampinhas), experimenta novas texturas, estimula a atenção e desperta a curiosidade.
Bora aprender a preparar essa atividade de sucesso?
Sim? então vamos lá!
Materiais necessários:
- Tampas de toalhas umedecidas (eu geralmente utilizo em torno de 20 tampinhas.);
- Diferentes materiais como: tecidos, plástico bolha, a parte verde da esponja de lavar louça e outras texturas que você encontrar, é só soltar a imaginação! (Lembrando que você pode repetir, por exemplo: 2 tampas com plástico bolha…)
- Fita adesiva ou dupla face.
Modo de preparo:
Fixar os materiais nas tampas com durex ou fita dupla face.
Você pode fixar as tampas no chão, na parede ou deixá-las soltas para o bebê explorar.
E está pronto!
Um maravilhoso recurso pedagógico para utilizar com nossos bebês, super simples e prático de confeccionar!
Gostou?
Faz com a sua turminha e me conta como foi a experiência de vocês!
Sugestão de Plano de aula
Tema: Tampinhas Sensoriais
Campos de experiência:
-
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
-
O eu, o outro e o nós;
Códigos da Base:
- (EI01ETO4) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiência de deslocamentos de si e dos objetos.
- (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
- (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
Desenvolvimento:
Colocar as tampas dentro de uma caixa fechada.
Esconder (lugar fácil) a caixa e estimular a turma a procurar.
Após, apresentar para os bebês…
Sacudir a caixa para fazer barulho e perguntar com ar de curiosidade, o que será que tem ali dentro.
Incentivá-los a abrir.
Após, mostrar para os bebês as tampinhas.
Espalhar pelo o chão, demonstrar como abrem as tampas e tocar nas texturas, incentivando as crianças a tocar no material.
Permitir que os bebês explorem a vontade.
Incentivar a trocarem as tampas com os colegas, afim de que todos experimentem as texturas e participem da atividade.
Obs.: Essa atividade pode ser adaptada para bebês menores de 1 ano. Ao invés de esconder a caixa, oferecer diretamente as tampas, observando interesse, auxiliando e estimulando o toque dos bebês nas texturas.
Gostou?
Clique aqui para conhecer o meu planejamento completo, são + de 300 planos de aula para berçário I e II.
Planos de Aula
BERÇÁRIO
Conheça o material mais querido entre os professores dos bebês!
Planos de aula completos, de acordo com a BNCC, com campos de experiências, códigos e objetivos da Base, recursos/materiais necessários, desenvolvimento detalhado e material de apoio!