Olá, hoje vim compartilhar com você algumas atividades de Páscoa para Berçário.
Assista ao vídeo abaixo onde mostro em detalhes cada atividade, já com os códigos da BNCC.
Atividades de Páscoa para berçário: 5 Sugestões de planejamento
Atividades de Páscoa para berçário – Sugestão 1:
Tema: Cordeirinho da Páscoa
Campos de Experiências:
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos da BNCC:
- (EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
- (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
Materiais Necessários:
- Balão;
- Gravuras impressas;
- Fita adesiva transparente;
- Saquinhos transparentes;
- sacolas;
- tecidos;
- algodão;
- papéis picados, etc
Desenvolvimento da proposta:
Previamente, encher os saquinhos plásticos transparentes, utilizando papéis picados, algodão, sacolinha, etc…fechar o saquinho com um nó e colar o rosto de um cordeiro na frente de cada saco.
Iniciar a proposta cantando a música Cordeirinho da Páscoa, utilizando um balão com gravuras para ilustrar a canção.
Disponibilizar os cordeirinhos para manipulação, percebendo os diferentes materiais ofertados.
Atividades de Páscoa para berçário – Sugestão 2:
Tema: Sininhos de Páscoa
Campos de experiências:
- Traços, sons, cores e formas.
Objetivos e códigos da BNCC:
- (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
Materiais Necessários:
- Garrafas pet 200 ml;
- grãos (feijão, milho, lentilha, arroz, etc…).
- Barbante;
- fita adesiva.
Desenvolvimento da proposta:
Os sinos serão confeccionados com garrafas pet (200 ml) e grãos. Colocar dentro dos sininhos gravuras dos símbolos da Páscoa, pendurados em barbantes e tampar as garrafinhas.
Disponibilizar os recursos sonoros para a turma, explorando sons e ritmos, bem como, observando os símbolos da páscoa dentro dos recursos.
Atividades de Páscoa para berçário – Sugestão 3:
Tema: Varalzinho de Páscoa
Campos de experiências:
- Corpo, gestos e movimentos;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
- (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
- (EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
- (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
Materiais necessários:
- Bolinhas de plástico;
- gravuras dos símbolos da páscoa;
- fita adesiva;
- barbante.
Desenvolvimento da proposta:
Colar os símbolos da páscoa em bolinhas, pendurando-as em um varal, a altura dos bebês.
Motivar a turma a brincar e explorar o recurso, percebendo as possibilidades corporais (sentar, levantar, agachar, rolar, agarrar e empurrar as bolinhas, etc…), bem como conhecendo os símbolos da Páscoa.
Sugestão 4:
Tema: Ovos de Páscoa Sensoriais
Campos de experiências:
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
Materiais necessários:
- Celofane/papel de presente;
- Papel amassado;
- papéis picados;
- sacola;
- algodão,
- embalagem com tampinhas.
- fitilho.
Desenvolvimento da proposta:
Os ovos serão confeccionados com materiais diversos como: papel amassado, papéis picados, sacola, algodão,
embalagem com tampinhas, etc… tudo encapado com papel de presente ou celofane colorido, simulando ovos de páscoa.
Disponibilizar os ovinhos para os bebês manipularem, percebendo sons, texturas e consistências, bem como, reconhecendo o símbolo do ovo de páscoa.
Sugestão 5:
Tema: Cordeiro de algodão
Campos de Experiências:
- Corpo, gestos e movimentos;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
- (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
- (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
Materiais necessários:
- Painel do cordeiro feito com papelão;
- fita adesiva transparente ou contact;
- algodão;
- fita dupla face.
Desenvolvimento da proposta:
Previamente, montar um painel com forma de cordeiro, preenchendo-o com fita adesiva.
Apresentar o recurso para a turma e ofertar o algodão, motivando os bebês a colarem as bolas de algodão na fita adesiva, criando o corpo do cordeirinho, experimentando a textura do algodão, desenvolvendo as habilidades manuais e percepção de causa e efeito ao participar da proposta.
Essas foram as dicas de hoje para trabalhar a páscoa com atividades diferentes das convencionais!