Olá! Profe Gabi aqui!
Hoje vim trazer uma super atividade de socialização e interação na educação infantil.
A proposta conta com um recurso pedagógico incrível e planejamento especial para trabalhar a socialização com as crianças.
Assista ao vídeo abaixo:
Sugestão de planejamento
Tema: Interação e socialização na ed. infantil
Campos de experiências:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Códigos e objetivos da Base:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
- (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
- (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Recursos necessários:
- História O pequeno livro da amizade (Christine Coirault);
- Música cantada O meu amigo vou respeitar (Eliton Rufino);
- Dado da afetividade (quadrados de papelão, cola quente, eva, gravuras).
Desenvolvimento:
Previamente, confeccionar o dado da afetividade: formar um cubo colando quadrados de papelão com cola quente. Após, encapar o dado com eva na cor desejada e finalizar colando imagens de ações afetivas (beijo, aperto de mão, abraço, etc…) em cada extremidade do dado.
Iniciar a proposta com a história O pequeno livro da amizade (pdf aqui), seguido de roda de conversa sobre a história levantando questões de reflexão, promovendo valores como amizade, respeito, etc…
Solicitar aos alunos que fiquem em pé na roda e potencializar a proposta, apresentando ao grupo a música “O meu amigo eu vou respeitar” do Eliton Rufino (Conheça a canção aqui), motivando-os a reproduzirem os gestos citados na canção com os coleguinhas.
Ainda na roda, mostrar o dado da afetividade, explicando para o grupo como o jogo funciona: cada aluno jogará o dado uma vez e todos terão que reproduzir a ação indicada no recurso com os coleguinhas ao lado.
Concluir a proposta com conversa, relembrando como devemos tratar os coleguinhas, questionando o grupo: pode bater no colega? (Não). Pode empurrar? (não). Pode abraçar? (sim). Pode morder? (não). Como devemos tratar nossos amigos? (com carinho, respeito, etc…).
Essa foi a proposta de hoje, espero que tenha gostado!
Clique aqui e conheça meu material completo de maternal I e II (turmas de 2 a 4 anos).
Proposta maravilhosa, simplesmente ameiiiii
Que proposta maravilhosa!😍😍😍😍