Hoje eu trouxe sugestões de atividades para trabalhar a motricidade fina das crianças, a partir dos 3 anos.
O desenvolvimento das habilidades manuais deve começar desde cedo, e nós, professoras da educação infantil temos um papel importantíssimo neste processo que é propor as crianças, desde muito pequenas, atividades que estimulam estas habilidades!
Bora para o conteúdo?
Atividades motricidade fina para educação infantil
Como primeira ideia de atividade eu preparei um planejamento com a história Pedro Vira Porco Espinho (Janaina Tokitaka), para contextualizar com a proposta, pdf aqui.
Sugestão 1: Porco espinho da motricidade fina
Campos de experiências:
- Corpo, gestos e movimentos;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
Recursos necessários:
- História Pedro vira porco espinho (Janaina Tokitaka);
- Massinha de modelar;
- Palitos de churrasco (sem ponta);
- Pinça.
Desenvolvimento:
Previamente, elaborar um porco espinho com massinha de modelar de uma única cor. Espetar palitos de churrasco sem ponta na escultura.
Iniciar a proposta com a leitura da história Pedro vira porco espinho.
Após, roda de conversa sobre o conto, relembrando os principais acontecimentos, estimulando os alunos a expressarem suas opiniões a respeito do que motivava Pedro a se transformar em porco espinho, validando as teorias das crianças.
Prosseguir, apresentando o recurso do porco espinho (preparado previamente) para a turma, motivando-os a retirarem os espinhos (palitos) do porquinho com uma pinça (plástica ou confeccionada com prendedor de roupa e palitos de picolé, conforme o modelo em anexo), desenvolvendo a motricidade fina por meio da proposta.
Observações:
Para a realização da proposta de retirar os espinhos do porquinho você pode:
- Motivar cada aluno a retirar 1 ou 2 palitos com a pinça.
- Dividir a turma em trios ou duplas e cada grupo ganha um porquinho e as pinças, para realizar a atividade em conjunto.
- Se a sua turma for pequena, você pode produzir um porquinho para cada aluno!
Para a confecção da pinça eu colei 2 palitos de picolé dos lados de um prendedor com cola quente.
Atividades motricidade fina para educação infantil
Sugestão 2: Caminho da Bolinha
Campos de experiências:
- Corpo, gestos e movimentos.
Códigos e objetivos da BNCC:
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Recursos necessários:
- Fita colorida ou giz de quadro negro;
- Bolinha de plástico.
Desenvolvimento:
Traçar na parede um caminho, utilizando giz ou fita colorida (linha reta e zig-zag).
Cada aluno será desafiado a rolar a bolinha pelo caminho na parede, utilizando as mãos para conduzi-la pelas linhas, ampliando a motricidade fina por meio da proposta.
CONHEÇA MEU MATERIAL COMPLETO DE MATERNAL II (CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS), ACESSE ABAIXO.
Excelente atividades para serem desenvolvidas, sem dizer que cada uma já consta os campos de experiências.
Fico imensamente feliz que gostou das propostas!