Atividade para Berçário: explorando novos objetos
Quando trabalhamos com a Educação Infantil, é sempre importante oferecermos diversos tipos de objetos e materiais para os pequenos manusearem.
Esse tipo de atividade, ajuda no desenvolvimento motor da criança e principalmente no estímulo da atenção e curiosidade.
No berçário, o estímulo sensorial é extremamente preciso.
Ao manipular OBJETOS não convencionais (como os brinquedos do dia a dia), o bebê conhece novas cores, sons e formatos. Além de experimentar texturas, cheiros e sabores diferentes!
É importante apresentar, pelo menos uma vez na semana, um novo objeto ao bebê, sempre estimulando o toque, pronunciando o nome, mostrando as cores e o que podemos fazer com ele.
Veja na imagem, a atividade que fiz com meu filho Theodoro, quando ele tinha 6 meses.
Apresentei para ele potes e tampas de diversos tamanhos, cores e modelos.
Observar e manipular apetrechos diferentes, despertou tanto a atenção e curiosidade do meu bebê, que pela primeira vez ele sentou-se sozinho, sem apoio.
Foi um marco no desenvolvimento dele!
Lembrando que esses objetos podem ser panelas e/ou potes (preferencialmente com as respectivas tampas, incentivando o bebê a encaixá-las nas panelas e/ou potes), latas, garrafas pet (vazias ou com grãos para ter efeito sonoro), tecidos, etc…
Permitindo aos bebês liberdade para manipularem e explorarem a vontade.
Para nós uma atividade simples, para eles uma explosão de estímulos!
Gostou?
Faz com a sua turminha e me conta como foi a experiência de vocês!
Sugestão de Plano de Aula
Tema: Explorando novos objetos
Campos de Experiência:
- Corpo, gestos e movimentos;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
- (EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
- (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
- (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Recursos utilizados:
- Potes com tampa, de tamanhos, formatos e cores variadas;
- Panelas com tampas;
- Garrafas Pet vazias de diversos tamanhos;
- Garrafas pet com grãos (para efeito sonoro);
- Tecidos;
- Latas.
Desenvolvimento:
Espalhar objetos pelo ambiente (sala ou pátio) a fim de que os bebês explorem o espaço para encontrar.
Conforme forem encontrando, incentivá-los a manipular os objetos e potencializar as descobertas das crianças.
Interagir sugerindo trocas e comparações, por exemplo: olhem, esse pote é pequeno, esse outro é grande. Essa tampa serve nessa panela, etc….
Mostrar o que os colegas estão descobrindo, para que, inspirados pelas ações uns dos outros, ampliem suas descobertas.
Dar ênfase nos sons que os objetos fazem, por exemplo: ao bater duas garrafas pet, ao tampar os potes e panelas, chacoalhar as garrafas com grãos, etc…
Após livre manipulação e exploração dos materiais, incentivar a turma a guardar os objetos em uma caixa.
Dar continuidade a rotina.
Obs.: Esse plano pode ser adaptado para bebês menores de 1 ano e que ainda não aprenderam a se locomover. Basta apresentar diretamente os materiais, sem espalhá-los pelo ambiente.