Sabe aquela atividade coringa, que é sucesso em todas as turmas, com crianças de diferentes idades?
Então… É essa!
Uma pintura super gostosa de fazer, principalmente naqueles dias quentes de verão.
Experimentei fazer aqui em casa com meus filhos e foi sucesso:
O Theodoro (1 ano e 4 meses), sentiu a textura escorregadia do gelo, observou os cubos coloridos e como eles derretiam, deixando muitas marcas no papel, desenvolvendo a motricidade fina, movimento de preensão palmar e percepção de causa/efeito.
Já o Murilo (6 anos), adorou manipular o gelo colorido e desenhar com ele, estimulando a atenção, imaginação e criatividade.
Modo de preparo da atividade:
1. Em um recipiente misture 1 copo de água e pingue algumas gotas de corante alimentício ou tinta guache (se suas crianças forem menores de 3 anos tem que ser corante alimentício, ok?).
2. Despejar a água colorida na forminha de gelo, repetindo o processo com as cores que pretende trabalhar.
3. Levar ao congelador até virar gelo.
4. Retirar os cubinhos da forminha, colocando-os em recipientes, separados pela cor.
5. Disponibilizar cartolina ou folha de ofício + os cubos de gelo e se divertir!
Sugestão de plano de aula
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- Cubos de gelo coloridos;
- Potes;
- Cartolina ou papel cartaz;
- Banheira de plástico ou bacia grande;
- Água morna;
- fita Adesiva.
No pátio, preparar antecipadamente um ambiente com a banheira ou bacia com um pouco de água morna.
Disponibilizar dentro de potes cubos de gelo coloridos.
Convidar as crianças para irem até a área externa para fazermos uma experiência colorida.
Permitir que as crianças toquem na água e nos cubos de gelo, experimentando a temperatura.
Enfatizar que o gelo é gelado e a água é morninha.
Chamar a atenção das crianças, mergulhando um cubo de gelo colorido dentro da bacia/banheira para que observem o gelo derretendo e a água mudando de cor.
Estimular as crianças a fazerem o mesmo, entregando um cubo de gelo para cada aluno.
Permitir que as crianças façam descobertas, coloquem as mãos na água, joguem mais gelo dentro da bacia. Incentivar a comunicação, perguntando se precisam de mais gelo para por na água.
Questionar as cores dos cubos (exemplo: olhem esse cubo é azul, esse outro é vermelho…).
Após, convidar a turma para a pintura com gelo no suporte (cartolina e/ou papel cartaz, fixando-o no chão com fita adesiva). Demonstrar marcando o suporte com gelo colorido.
Permitir que façam marcas, pinturas e explorem o material.
Incentivá-los a trocar as cores.
Para finalizar, convidar as crianças a entrarem na sala, para o momento de higiene e cuidado do corpo.
Planos de Aula
MATERNAL 1
Conheça o melhor material de
maternal 1 do Brasil!
Planos de aula completos, de acordo com a BNCC, com campos de experiências, códigos e objetivos da Base, recursos/materiais necessários, desenvolvimento detalhado e material de apoio ao professor!
Planos de Aula
BERÇÁRIO
Conheça o material mais querido entre os professores dos bebês!
Planos de aula completos, de acordo com a BNCC, com campos de experiências, códigos e objetivos da Base, recursos/materiais necessários, desenvolvimento detalhado e material de apoio!
Parabéns. Proposta maravilhosa.